6 comentários:
-
comentário da cursista Dianjá:
Após ler os dez princípios, posso considerar que minha prática pedagógica contempla um pouco de cada um.
Acredito centrar meu planejamento, minhas aulas dentro de um ensino diversificado, onde faço os alunos refletirem sobre o assunto ou atividade, bem como levá-los a perceber que os conteúdos estudados estão presentes no seu dia a dia.
• Desenvolvo atividades que levem o aluno a pensar, trocar ideias com os colegas, interagir, questionar, participar, colocar suas opiniões, dou um espaço para suas colocações respeitando regras e limites do que é permitido ou não fazer.
• Bem como dou espaço, valorizo e incentivo as alunos quando atingem meus objetivos, e também chamo a atenção para os que não conseguem ainda realizar, explicando novamente e orientando que precisa de interesse deles e da ajuda familiares para assimilar ou fixar conteúdos trabalhados.
Minhas aulas são diversificadas, utilizando recursos como livros, revistas, sala de informática, vídeo, etc., atividades xerocadas, utilizo recorte e colagem para desenvolver sua coordenação, jogos, etc.
Mantenho uma rotina de trabalho, temos tema diariamente, horário específico de Artes, educação Física, hora do conto, informática, troca de livros na biblioteca, parque (atividade lúdica livre, momento de descontração, socialização).
-
Comentário Cleci:
Minha prática pedagógica baseia-se na mediação e interação, e observação do aluno no dia a dia.
Procuro através das minhas aulas, entender o aluno como um ser histórico-social e compreendê-lo na sua totalidade, coisa que não é muito fácil, pois há uma grande diversidade de alunos nas turmas.
Tenho um planejamento diário, onde planejo atividades das diversas disciplinas, como suporte, no entanto, no momento estou mais preocupada com a leitura, escrita, produção e organização do pensamento,bem como a matemática, para desenvolver o raciocínio lógico, a percepção e a concentração.
Acredito que o aluno que percebe a importância e o uso da escrita e do cálculo está preparado para assimilar os demais conteúdos.
Nas aulas diárias procuro desenvolver atividades diversificadas que levem o aluno a refletir, interagir, questionar, perguntar o porquê. Também dou espaço para fazerem suas colocações, expor suas dúvidas. Mas sempre dentro de uma rotina, respeitando regras e limites.
O conteúdo é trabalhado com diferentes textos de livros, xerocados, impressos onde eles lêem e fazem exercícios de interpretação, trabalho também questões de ortografia e gramática, com cruzadas, caça-palavras, acrósticos, adivinhas, etc. Utilizo muito o dicionário. É importante também, ler ou contar histórias para desenvolver a sequência lógica dos fatos a fim de saber organizar suas idéias no momento da produção.
Na matemática procuro explicar o conteúdo a ser trabalhado contextualizando com o dia-a-dia, assim eles ficam mais motivados.
Utilizo como recursos: livros, revistas, vídeos, documentários, músicas, poesias, poemas, sala de informática, biblioteca, mapas, globos etc.
Valorizo a produção de frases, cartazes, desenhos, expondo na sala e no pátio da escola, para que sintam a importância de seu trabalho e percebam que outras pessoas também admiram. Isso serve de incentivo para que melhorem cada vez mais.
-
Bom, muitas atividades descritas como importantes eu estou realizando com os meus alunos, tais como: refletir sobre as atividades, explicitar, falar o que sabe, o que pensa, o que entendeu, procuro incentivar a argumentação, o pensar sobre as respostas, sistematizo os saberes e valorizo MUITO o conhecimento dos meus alunos.
O que posso melhorar é:
trabalhar mais em grupos (trabalhei pouco pois havia pouca concentração dos alunos e trabalho em grupo movimenta);
diversificar mais as estratégias didáticas(tenho um sistema de trabalho, acho que posso inovar (quero inovar);
aumentar o grau de dificuldade das atividades propostas (como foi apenas um bimestre e todos os alunos vieram de outras escolas, procurei trabalhar mais moderadamente para que todos se adaptassem a professora, adquirissem autoconfiança e segurança na turma e na escola. O período inicial é delicado e precisa de atenção).
Neura Mora
Professora do 1º ano
EEB Walter Fontana
-
Como é meu primeiro ano de atuação acredito que ainda não coloquei em prática os dez princípios didáticos com êxito total, pois são muitas experiências novas e a prática é diferente da teoria em muitos aspectos. Acredito que eles são de extrema utilidade no nosso dia a dia e fico feliz de tê-los revistos e relembrar sua importância.
Em minhas aulas posso dizer que uso bastante o princípio do ensino reflexivo, pois faço meus alunos repensarem e formularem conceitos sobre os conteúdos a partir da opinião deles, englobando o princípio do ensino centrado na problematização desafiando-os a ser participativos e criativos , o princípio do ensino centrado na explicitação verbal onde os alunos argumentam e constroem o aprendizado e o principio do incentivo à participação dos alunos onde questiono aqueles que costumam ser mais tímidos e menos participativos.
Não utilizo muito o princípio centrado na interação em pares, pois confesso que acho difícil controlar a turma e a conversa, embora eles trabalhem se ajudando nas dificuldades. Também não colocava em prática o princípio do favorecimento da argumentação, mas achei muito interessante e pretendo coloca-lo em prática.
Acredito que coloco em prática o princípio da sistematização de saberes, pois frequentemente retomo os conteúdos e faço revisões de formas práticas e rápidas para não deixar os conteúdos caírem no esquecimento. Uso também auto avaliações onde os alunos falam livremente sobre o ritmo da aula, o que está bom e o que precisa mudar, se está rápido demais ou se é possível trabalhar um maior número de atividades e até mesmo o tipo de atividades que eles preferem, que se encaixa no princípio da valorização dos conhecimentos. dos alunos.
Ainda preciso aperfeiçoar o princípio da diversificação das atividades didáticas e o ensino centrado na progressão pois ainda acho minhas atividades um pouco mecânicas e repetitivas e pretendo rever e mudar em alguns aspectos.
Comentário da cursirta Thaise
-
Lendo e analisando os dez princípios didáticos penso que minha prática pedagógica contempla um pouco de cada uma. Procuro fazer meu planejamento de modo bem diversificado, fazendo desta forma com que os alunos reflitam sobre o assunto o conteúdo que está sendo estudado.Que percebam e associem as atividades com seu dia-dia. Valorizando o conhecimento/vivencia de cada um, proporcionando momentos onde cada aluno fala, expõe sua opinião.
Uso materiais diversos nas minhas práticas como livros, sala de informática, vídeos, músicas etc.
Jussara Detoni
Professora do 1º ano
EEF Freya Hoffmann Wettengel
13 de maio de 2013 às 12:14