twitter
rss

Considerando os 10 principios didáticos apresentados, como você avalia a sua prática? Faça seu comentário.



(1) ensino reflexivo – as professoras estimulavam as crianças a refletir sobre os conhecimentos, evitando situações em que estes eram simplesmente transmitidos por elas;
(2) ensino centrado na problematização – as professoras planejavam atividades em que as crianças eram desafiadas a resolver problemas diversos; havia desafios que motivavam as crianças a querer aprender;
(3) ensino centrado na interação em pares – as professoras priorizavam situações em que a aprendizagem se dava por meio da interação em grandes grupos, em pequenos grupos, em duplas; as atividades individuais sempre culminavam em momentos de socialização e discussão;
(4) ensino centrado na explicitação verbal – as crianças eram estimuladas a falar sobre o que pensavam, a responder perguntas; elas não tinham medo de errar porque sabiam que podiam dizer o que pensavam sem passar por constrangimentos; entendiam que todos estavam aprendendo;
(5) favorecimento da argumentação – as crianças eram estimuladas a expor e justificar suas opiniões; os diferentes pontos de vista na sala de aula eram confrontados; as professoras valorizavam as posturas de respeito, mas com explicitação das diferentes possibilidades de pensar sobre os conhecimentos;
(6) sistematização dos saberes – as professoras realizavam atividades de sistematização dos conhecimentos ensinados; havia momentos de sínteses em relação aos conhecimentos acumulados, seja por meio de exposições breves, seja por meio de registro coletivo das aprendizagens realizadas;
(7) valorização dos conhecimentos dos alunos – as docentes frequentemente realizavam atividades para saber o que as crianças pensavam sobre os conteúdos que estavam sendo ensinados; utilizavam tais conhecimentos para planejar as atividades e como ponto de partida nos momentos de resolução de problemas; as professoras estimulavam as crianças a expor seus conhecimentos, valorizando o que elas diziam; investiam também no aumento da autoestima das crianças;
(8) incentivo à participação dos alunos – as professoras se dirigiam às crianças quando percebiam que elas estavam apáticas, sobretudo as crianças mais tímidas ou que não tinham iniciativa de participação nas atividades;
(9) diversificação de estratégias didáticas – as professoras realizavam vários tipos de atividades para contemplar um determinado conteúdo; elas diversificavam tanto os recursos didáticos quanto as atividades;
(10) ensino centrado na progressão – as docentes contemplavam um mesmo conteúdo em aulas diferentes, aumentando o grau de dificuldade.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. comentário da cursista Dianjá:

    Após ler os dez princípios, posso considerar que minha prática pedagógica contempla um pouco de cada um.
    Acredito centrar meu planejamento, minhas aulas dentro de um ensino diversificado, onde faço os alunos refletirem sobre o assunto ou atividade, bem como levá-los a perceber que os conteúdos estudados estão presentes no seu dia a dia.
    • Desenvolvo atividades que levem o aluno a pensar, trocar ideias com os colegas, interagir, questionar, participar, colocar suas opiniões, dou um espaço para suas colocações respeitando regras e limites do que é permitido ou não fazer.
    • Bem como dou espaço, valorizo e incentivo as alunos quando atingem meus objetivos, e também chamo a atenção para os que não conseguem ainda realizar, explicando novamente e orientando que precisa de interesse deles e da ajuda familiares para assimilar ou fixar conteúdos trabalhados.

    Minhas aulas são diversificadas, utilizando recursos como livros, revistas, sala de informática, vídeo, etc., atividades xerocadas, utilizo recorte e colagem para desenvolver sua coordenação, jogos, etc.
    Mantenho uma rotina de trabalho, temos tema diariamente, horário específico de Artes, educação Física, hora do conto, informática, troca de livros na biblioteca, parque (atividade lúdica livre, momento de descontração, socialização).


  1. Comentário Cleci:

    Minha prática pedagógica baseia-se na mediação e interação, e observação do aluno no dia a dia.
    Procuro através das minhas aulas, entender o aluno como um ser histórico-social e compreendê-lo na sua totalidade, coisa que não é muito fácil, pois há uma grande diversidade de alunos nas turmas.
    Tenho um planejamento diário, onde planejo atividades das diversas disciplinas, como suporte, no entanto, no momento estou mais preocupada com a leitura, escrita, produção e organização do pensamento,bem como a matemática, para desenvolver o raciocínio lógico, a percepção e a concentração.
    Acredito que o aluno que percebe a importância e o uso da escrita e do cálculo está preparado para assimilar os demais conteúdos.
    Nas aulas diárias procuro desenvolver atividades diversificadas que levem o aluno a refletir, interagir, questionar, perguntar o porquê. Também dou espaço para fazerem suas colocações, expor suas dúvidas. Mas sempre dentro de uma rotina, respeitando regras e limites.
    O conteúdo é trabalhado com diferentes textos de livros, xerocados, impressos onde eles lêem e fazem exercícios de interpretação, trabalho também questões de ortografia e gramática, com cruzadas, caça-palavras, acrósticos, adivinhas, etc. Utilizo muito o dicionário. É importante também, ler ou contar histórias para desenvolver a sequência lógica dos fatos a fim de saber organizar suas idéias no momento da produção.
    Na matemática procuro explicar o conteúdo a ser trabalhado contextualizando com o dia-a-dia, assim eles ficam mais motivados.
    Utilizo como recursos: livros, revistas, vídeos, documentários, músicas, poesias, poemas, sala de informática, biblioteca, mapas, globos etc.
    Valorizo a produção de frases, cartazes, desenhos, expondo na sala e no pátio da escola, para que sintam a importância de seu trabalho e percebam que outras pessoas também admiram. Isso serve de incentivo para que melhorem cada vez mais.


  1. Bom, muitas atividades descritas como importantes eu estou realizando com os meus alunos, tais como: refletir sobre as atividades, explicitar, falar o que sabe, o que pensa, o que entendeu, procuro incentivar a argumentação, o pensar sobre as respostas, sistematizo os saberes e valorizo MUITO o conhecimento dos meus alunos.
    O que posso melhorar é:
     trabalhar mais em grupos (trabalhei pouco pois havia pouca concentração dos alunos e trabalho em grupo movimenta);
     diversificar mais as estratégias didáticas(tenho um sistema de trabalho, acho que posso inovar (quero inovar);
     aumentar o grau de dificuldade das atividades propostas (como foi apenas um bimestre e todos os alunos vieram de outras escolas, procurei trabalhar mais moderadamente para que todos se adaptassem a professora, adquirissem autoconfiança e segurança na turma e na escola. O período inicial é delicado e precisa de atenção).
    Neura Mora
    Professora do 1º ano
    EEB Walter Fontana

  1. Como é meu primeiro ano de atuação acredito que ainda não coloquei em prática os dez princípios didáticos com êxito total, pois são muitas experiências novas e a prática é diferente da teoria em muitos aspectos. Acredito que eles são de extrema utilidade no nosso dia a dia e fico feliz de tê-los revistos e relembrar sua importância.
    Em minhas aulas posso dizer que uso bastante o princípio do ensino reflexivo, pois faço meus alunos repensarem e formularem conceitos sobre os conteúdos a partir da opinião deles, englobando o princípio do ensino centrado na problematização desafiando-os a ser participativos e criativos , o princípio do ensino centrado na explicitação verbal onde os alunos argumentam e constroem o aprendizado e o principio do incentivo à participação dos alunos onde questiono aqueles que costumam ser mais tímidos e menos participativos.
    Não utilizo muito o princípio centrado na interação em pares, pois confesso que acho difícil controlar a turma e a conversa, embora eles trabalhem se ajudando nas dificuldades. Também não colocava em prática o princípio do favorecimento da argumentação, mas achei muito interessante e pretendo coloca-lo em prática.
    Acredito que coloco em prática o princípio da sistematização de saberes, pois frequentemente retomo os conteúdos e faço revisões de formas práticas e rápidas para não deixar os conteúdos caírem no esquecimento. Uso também auto avaliações onde os alunos falam livremente sobre o ritmo da aula, o que está bom e o que precisa mudar, se está rápido demais ou se é possível trabalhar um maior número de atividades e até mesmo o tipo de atividades que eles preferem, que se encaixa no princípio da valorização dos conhecimentos. dos alunos.
    Ainda preciso aperfeiçoar o princípio da diversificação das atividades didáticas e o ensino centrado na progressão pois ainda acho minhas atividades um pouco mecânicas e repetitivas e pretendo rever e mudar em alguns aspectos.
    Comentário da cursirta Thaise

  1. Lendo e analisando os dez princípios didáticos penso que minha prática pedagógica contempla um pouco de cada uma. Procuro fazer meu planejamento de modo bem diversificado, fazendo desta forma com que os alunos reflitam sobre o assunto o conteúdo que está sendo estudado.Que percebam e associem as atividades com seu dia-dia. Valorizando o conhecimento/vivencia de cada um, proporcionando momentos onde cada aluno fala, expõe sua opinião.
    Uso materiais diversos nas minhas práticas como livros, sala de informática, vídeos, músicas etc.
    Jussara Detoni
    Professora do 1º ano
    EEF Freya Hoffmann Wettengel

Postar um comentário