CRONOGRAMA DOS ENCONTROS
MÊS
|
UNIDADE
|
1º ENCONTRO DO MÊS
|
2º ENCONTRO DO MÊS
|
MARÇO
|
U 1
|
12/03
|
26/03
|
ABRIL
|
U 1 E U 2
|
16/04
|
30/04
|
MAIO
|
U 2 E U 3
|
14/05
|
28/05
|
JUNHO
|
U3 E U 4
|
11/06
|
25/06
|
JULHO
|
U 4 E U5
|
22/07 8 HORAS
|
23/07 8 HORAS
|
AGOSTO
|
U 5 E U 6
|
13/08
|
27/08
|
SETEMBRO
|
U 6
|
10/09
|
24/09
|
OUTUBRO
|
U7
|
01/10
|
29/10
|
NOVEMBRO
|
U 8
|
05/11 SEMINÁRIO ENCERRAMENTO
|
19/11 SEMINÁRIO ENCERRAMENTO
|
Alterações:
- No mês de julho alteramos os dias 24 e 25;
- trocamos o dia 06/ 08 para o dia 13/08;
Adiantamos o encontro do dia 15/10 para o dia 01/10
PAUTA 2 UNIDADE 8
20°
ENCONTRO: 19 / 11 /2013
18:00
|
Leitura deleite
|
Diário
de bordo
|
18:30
|
avaliação
|
Avaliação final do
curso PNAIC
|
19:00
|
Socialização dos
textos
|
Apresentação pelos
professores
|
|
Slides prontos
|
Apresentar os
slides da continuação dos estudos
|
20:00
|
vídeo
|
Meu amigo Nietzsche
Comentar o vídeo: relações com o nosso cotidiano
|
21:00
|
Confraternização e encerramento
|
|
PAUTA UNIDADE 8 -19º
encontro
Roteiro de Aula
|
LEITURA
DELEITE
|
PIPOCA
DA VIDA(O MESMO QUE PIPOCA OU PIRUÁ em slides
|
|
|
DIÁRIO
DE BORDO- leitura pela cursistas
|
|
SOCIALIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES:
|
Relatar como foi a realização da atividade a distância
(agrupamentos)
|
|
SESSÃO INICANDO A CONVERSA DA U8 –
OBJETIVOS
|
Slides inicial- iniciando
a conversa
Avaliação: mapa conceitual
|
|
LEITURA
DO TEXTO:
CICLO
DE ALFABETIZAÇÃO E PROGRESSÃO ESCOLAR (U8A1, P. 06 A 14)
AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: A
IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS (U8A1, P. 15 A 19.)
|
Em grupos: leitura dos
dois textos e definir apresentação/socialização
|
|
|
Slides para complementar
os textos lidos
|
|
|
Retomar mapa conceitual
coletivo
|
|
|
Escrever uma síntese do
encontro: o que foi mais significativo/relevante do tema abordado- em duplas
|
|
TAREFA
A DISTÂNCIA:
|
Ler os textos, conforme solicitado e
elaborar uma boa pergunta para debater no próximo encontro.
|
Pauta
29/10/2013- 18º encontro
18:00
|
Leitura deleite
|
Capinzinho teimoso
|
18:15
|
Retomada do encontro anterior
|
Diário de bordo
Slides com trechos dos textos
estudados no encontro anterior
|
18:30
|
Leitura do texto 2 da Unidade 7
|
|
19:30
|
Socializar as leituras
|
|
20:00
|
intervalo
|
|
20:15
|
Vídeo
|
“Escrita também é coisa de criança”
Atividade do vídeo
|
21:00
|
Dar continuidade as atividades
planejadas no encontro anterior
|
Rever os níveis de escrita e leitura
Slides e
por escrito
Organizar os grupos para trazer
sugestões para serem trabalhados nos diferentes níveis ( à distância).
ENTREGAR COPIA
|
Sugestão
|
Reagrupamentos slides Maira
|
|
Atividade a distancia
|
Planejar uma atividade que contemple a heterogeneidade existente na
sala de aula, levando em conta as diferenças entre os alunos.
|
|
-
O QUE APRENDI DA AULA DE HOJE?
|
ATIVIDADE A
DISTANCIA – TRAZER RELATO E ATIVIDADE DOS ALUNOS EM AGRUPAMENTOS DIFERENTES.
Fotos e relatos descritivos dos avanços e dificuldades.
PAUTA 01/10/2013
17º ENCONTRO
PAUTA 01/10/2013
18:00
|
Contação de história
|
Pelas cursistas: Neusa/Diane/Thaise
|
Construir conceito de professor
|
Ser professor é...
|
|
18:15
|
Mensagem: Você é especial de Max Lucado
|
|
18:30
|
Ler a sessão: iniciando a conversa Unidade 7
|
Questões para pensar e objetivos da unidade 07 em slides.
|
18:45
|
Atividade em grupos
|
Responder as questões
Socializar as respostas
|
19:15
|
Leitura dos textos conforme o ano
|
Criar uma maneira de apresentar
|
20:00
|
Intervalo especial
|
|
20:30
|
Retomada das questões anteriores: rever os conceitos
|
|
20:45
|
Registro escrito
|
Escrever em poucas palavras o que você entendeu a partir
das discussões realizadas na aula de hoje.
|
21:00
|
Rever os níveis de escrita e leitura
|
Slides e por escrito
Organizar os grupos para trazer sugestões para serem trabalhados
nos diferentes níveis ( à distância).
|
21:10
|
Planejamento
|
Planejar uma atividade que
contemple a heterogeneidade existente na sala de aula, levando em
conta as diferenças entre os alunos.
|
PAUTA 24/09/2013
16º ENCONTRO
PAUTA 10/09/2013
15º ENCONTRO
18:00
|
Leitura deleite
|
|
18:30
|
Retomada do encontro anterior
|
3. Socializar as questões encaminhadas
no último encontro;
|
19:00
|
Leitura compartilhada dos textos
G
1: Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos (1º
ano – p.12);
G2: Organização do trabalho pedagógico
por sequencia didática (1º ano –p.27);
G3:
Projetos didáticos: compartilhando saberes, compartilhando responsabilidades
(2º ano-p. 14);
G4: Sequência didática: sistematização
e monitoramento das ações rumo a novas aprendizagens ( 2º ano- p.21);
G5:
Organização do trabalho pedagógico por projeto didáticos (3º ano- p. 11)
G6: Organização do trabalho pedagógico
por meio de sequência didáticas ( 3º ano- p.20)
|
6. Dividir a turma em seis grupos;
Ler o 2º e 3º texto da Unidade 6 ;
- grifar informações mais
interessantes;
Em seguida reorganizar os grupos
anteriores em dois:
Elaborar um quadro comparativo com
semelhanças e diferenças entre projetos didáticos e sequencias didáticas
(passos)
Escrever no cartaz e socializar as
ideias elencadas.
|
20:00
|
Intervalo
|
|
20:15
|
Aprofundar o tema
|
- aprofundar a discussão do que é
projeto didático e o que é sequencia didática- Discutir as características de
cada planejamento.
|
20:45
|
Planejamento
|
Em grupos planejar as sequencias didáticas e ou projetos
didáticos
|
21:45
|
Atividade a distância
|
Aplicar a proposta planejada.
Entregar a cópia do planejamento sem
as atividades dos alunos.
|
PAUTA 27/08/2013
14º ENCONTRO
18:00
|
Leitura deleite
|
O ponto- Peter H. Reynolds
|
18:15
|
Avisos gerais:
|
- presenças;
- atividades entregues Simec;
- bolsas;
- seminários:
1º- seminário local; exposição de materiais
2º - seminário estadual;
3º - seminário UFSC
- apresentação de trabalhos a distancia – gravar leitura dos textos
|
19:00
|
Retomar: A galinha choca
|
Slides da turma das respostas elaboradas pelas cursistas ;
|
19:15
|
Retomada encontro anterior
lúdico
|
- slides lúdico e gêneros textuais;
|
Iniciando a conversa
|
Ler a sessão do caderno
|
|
19:30
|
Textos
1º ano: Relação entre apropriação de Escrita alfabética e letramento
nas diferentes áreas do conhecimento (06-11)
2º ano: Planejar para integrar saberes e experiências(06-13)
3º ano: Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento(06-10)
|
Ler o texto e responder as
questões:
1 - qual a importância de
levar o aluno a estabelecer articulações entre as diversas áreas do
conhecimento? Ano 2 - Para que o ensino favoreça a interdisciplinaridade que
elementos podem ser considerados?
|
20:00
|
Intervalo
|
|
20:15
|
Projeto Catu e Rafa
|
Compartilhar exemplos de projetos didáticos e outras situações didáticas.
|
20:45
|
Sequencia didática
|
Observar sequencias didáticas nos cadernos em grupos cforme o ano
|
21:15
|
Planejamento: projeto didático ou sequencia didática-
|
- Em grupos pensar propostas de sequencias didáticas ou projetos
|
Atividade a distancia
|
- Elencar o projeto didático ou sequencia didática que irá apresentar no seminário;
- Selecionar materiais para planejamento das propostas que serão aplicadas com os alunos.
|
|
Leitura deleite
|
Vídeo: Argine
|
1 - Qual a
importância de levar o aluno a estabelecer articulações entre as diversas áreas
do conhecimento?
2 - Para que o ensino favoreça a
interdisciplinaridade que elementos podem ser considerados?
13/08- 13º encontro –
18:00
|
Leitura deleite
|
A galinha choca
|
18:30
|
Palestra: tipologias textuais
|
Professor Darci
|
19:00
|
Socializar o texto lido a distância
|
Texto 2º texto- Unidade 5
|
Hipótese de escrita
|
Revista Nova Escola
|
|
19:30
|
Socialização das atividades realizadas com os alunos- avaliação
|
|
20:00
|
intervalo
|
|
20:15
|
Apresentação do texto Vigostsky e a escola atual
|
|
20:30
|
Leitura em grupos do 3º texto da Unidade 5
|
- Responder a questão:
Por que é importante a escola trabalhar com so gêneros textuais?
Elaborar um cartaz que exemplifique uma situação de ensino de um
gênero de ensino, identificando os direitos
de aprendizagem contemplando;
Socializar as reflexões.
|
21:00
|
Produção textual em grupos
|
Apresentar os textos lidos da Unidade 5, escrevendo um texto ( escolher um gênero,
conforme painel apresentado)
|
21:30
|
||
Atividade a distância
|
TAREFA DE
CASA:
- Escolher
um gênero textual e escrever um texto
a partir do tema abordado na Unidade 5;
- Entregar
no próximo encontro;
-
Socializar com o grupo no dia 27/08/20013.
|
|
Leitura deleite
|
Jaca - jacaré
|
Vídeo – Literatura
e outros gêneros textuais no ciclo de
alfabetização- salto debate – ver partes
ENCONTRO 25/07/2013
11º e 12º encontros
MATUTINO
|
|||
8:00
|
Leitura compartilhada
|
“Avisa o rei leão”
|
Os alunos participam lendo as
fichas apresentadas
|
8:15
|
Slides Introdução Unidade 5
|
Conteúdos e objetivos da unidade 5
|
|
8:30
|
Leitura dos textos
|
1º ano: “Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar
letramento” – 06-13
2º ano: “Por que ensinar gêneros textuais na escola”- 06-09
3º ano: “ Os gêneros textuais em foco: pensando na seleção e na
progressão dos alunos” – 06- 10
|
Elaborar slides para apresentar para os colegas
|
9:00
|
Contação de histórias
|
Momento com a contadora de história Karen
|
- Como nasceu a alegria;
-O pássaro do sol poente
|
10:30
|
Socialização das leituras
|
||
11:30
|
encerramento
|
||
VESPERTINO
|
|||
13:15- Continuação das apresentações –socialização dos textos lidos
|
|||
14:00
|
Socialização dos trabalhos
|
-jogos em sala de aula
|
|
15:00
|
Intervalo
|
||
15:15
|
Atividades de avaliação
|
Decidir a atividade diagnóstica coletivamente;
Orientações de como realizar o relatório (perfil da turma)
|
DIAGNOSTICO:
|
15:45
|
Produção textual
|
Sugestões para encaminhar a produção textual;
Sugestões de livros para trabalhar letras.
|
|
16:15
|
Atividades a distância
|
- Relatórios dos encontros;
- leitura do texto da unidade 5- 2º texto – 2º texto- aprofundando o
tema
|
|
16:45
|
Encerramento do encontro
|
Estimulando pedagógico
|
ENCONTRO DIA 24/07/2013
9º e 10º encontros
MATUTINO
|
| ||
8:00
|
Vídeo motivacional
|
- Tudo começa por um ponto – (vídeo)
|
|
8:15
|
Avisos gerais do curso
|
- Termos das bolsistas, horário dos encontros, pauta,...
- entrega dos cadernos do curso;
- obras complementares do 1º, 2º e 3º ano e outras...(orientações
sobre os cuidados com o material)
- Pensar e combinar a atividade de avaliação...
- Relatório dos encontros.
|
|
8:30
|
Retomada do encontro anterior
|
Dinâmica: balões com frases
numeradas para serem lidas
|
Frases retiradas dos textos lidos no último encontro;
Colar as frase no cartaz
|
9:00
|
Vídeo:
|
Ludicidade
|
Assistir o vídeo e salientar pontos relevantes abordados
|
9:30
|
Socialização dos trabalhos
|
Planejamento elaborado e aplicado na escola utilizando jogos e
brincadeiras
|
|
10:00
|
intervalo
|
|
|
10:15
|
Leitura dos textos
|
1º ano: Que brincadeira é essa? E a alfabetização;-14-20
2º ano: O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente
curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho
lúdico na sala de aula-09-18
3º ano: A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros
conteúdos curriculares-16-26
|
Os professores farão a leitura do texto conforme o ano que atuam,
|
10:45
|
Socialização das leituras
|
Elaboração de cartazes com
esquemas para apresentar/
|
|
|
|
|
|
VESPERTINO
| |||
13:15
|
Leitura deleite
|
Rápido como gafanhoto
|
|
13:30
|
Produzir história a partir de sons diferentes
|
Ouvir sons diferentes e criar um texto oral coletivamente
|
Quando muda o sons, pausar, o colega continua a história oralmente
|
13:45
|
Continuar a socialização dos trabalhos- jogos
|
Trabalhos realizados com os alunos com jogos e brincadeiras
|
|
14:15
|
Leitura de textos
|
1º ano: Qualquer maneira de jogar vale a pena? O que fazer para
ajudar as crianças a aprender?-22-24
2º ano: O ensino de história e da matemática: em ritmo dos jogos e
das brincadeiras;-19-30
3º ano: Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar?-28-31
|
Os professores farão a leitura do texto conforme o ano que atuam,
|
15:00
|
Intervalo
|
|
|
15:15
|
Socialização das leituras
|
Apresentação do conteúdo através de uma dinâmica/jogo/brincadeira
|
|
16:00
|
Dinâmica caixa tátil
|
Objetos diversos- o professor sorteado coloca a mão dentro da caixa,
escolhe um objeto e descreve sem ver como é.
|
Sugestão de atividade com os alunos: objetos, letras,...
|
16:15
|
Texto complementar
|
Revista nova escola: “Jogos, quando, como e porque usar”
|
Leitura compartilhada.
|
16:50
|
Vídeo
|
O futuro como eu sempre quis
|
|
|
|
Atividade de avaliação
(decidir coletivamente)-
|
À distância
|
|
|
|
|
8º ENCONTRO
25/06/20013- UNIDADE 4
4 HORAS
18:00
|
LEITURA DE LEITE
|
Texto : SEXA
O livro MIG - fazer propaganda do livro contando somente o início. |
18:30
|
Retomada da Unidade 3
|
Vídeo: ortografia na sala de aula
Slides da unidade
|
19:30
|
Introdução da Unidade 4/ objetivos
|
Em slides: Iniciando a conversa
|
20:15
|
Leituras dos textos :
1º ano:
2º ano;
3º ano - A criança que brinca, aprende? (A3).
|
Discussão oral.
Registro escrito – síntese para entregar no próximo encontro.
Quem termina, olha os
jogos e livros do acervo expostos na sala.
|
21:30
|
Puculando.
|
Slide
de encerramento:
|
21:45
|
Atividade
a distância
|
Pesquisar os jogos de
alfabetização existentes na escola, e trazer no próximo encontro.
1. ESCOLHER UM JOGO DE
LEITURA E ESCRITA, 2.ELABORAR UM PLANEJAMENTO PARA APLICAR COM OS ALUNOS.
3.NO PLANEJAMENTO
CONTEMPLAR:
Jogo escolhido:
Objetivo:
Desenvolviemento:
Atividades desenvolvidas a partir do jogo (relatório)
Socialização no próximo
encontro
|
PAUTA- 11/06/2013
– CONT. UNIDADE 3
18:00
|
Dinâmica inicial
|
O conto do castelo
|
18:30
|
Socialização dos trabalhos
|
Socializar a proposta
desenvolvida na sala de aula com seus alunos
|
19:00
|
Consciência fonológica
|
Sugestões de atividades
- Socializar atividades que
realizam com os alunos
|
19:15
|
Texto: A consolidação das
correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização- U3A3- p
06 a18
|
Leitura dinâmica
coletivamente.
|
19:45
|
Vídeo: Ortografia na sala
de aula
|
Endereço:
atividade:
-
Registrar
pontos interessantes do vídeo para refletir coletivamente
|
20:00
|
intervalo
|
|
20:15
|
Cont . socialização dos
trabalhos
|
|
20:45
|
Texto: O ensino da ortografia no 3º ano do 1º ciclo: o que
devemos propor aos alunos do “último” ano da alfabetização- U3A3- p.19 a 30
|
Trabalho em grupos: Ler o texto em grupos e socializar as
idéias centrais.
|
21:15
|
Cont. socialização dos
trabalhos
|
|
21:45
|
Leitura para deleite
O guarda-chuva do guarda
Bartolomeu Queirós
|
|
Atividade à distância
para entregar no próximo encontro:
1- ATIVIDADE DE
ORTOGRAFIA:
- Selecionar uma
atividade de ortografia realizada com os seus alunos ( dentro do contexto da
aula);
- Conte como os
alunos realizaram, entraves, avanços, descobertas....reflita sobre os
conhecimentos que estão envolvidos nesta atividade.
2- Relatório do encontro
6º ENCONTRO- 28 de maio
UNIDADE 3
Horário
|
PROPOSTA
|
ESTRATÉGIA
|
18:00
|
Dinâmica inicial: DISPARATE
|
|
18:30
|
Avisos gerais do curso,
recebimento dos trabalhos, cadastros no SIMEC
- leitura do diário de
bordo
- socialização das
propostas desenvolvidas na sala de aula
|
|
18:45
|
- Retorno dos pontos
observados nas visitas às escolas...(apresentar no Word- multimídia)
|
- Enfatizar a importância
de trabalhar os gêneros textuais focando a produção de textos e leitura;
- Orientações e sugestões
para melhorar os espaços e práticas pedagógicas;
-
|
Retomar o tema do encontro
anterior: Ler o texto:....e responder a questão solicitada
|
Cada grupo lê a questão e
responde, socializando a resposta. Entregar para ser postado no Blog;
|
|
19:15
|
Socializando proposta que
está sendo desenvolvida em sala de aula- sequência didática
|
- Organizar os grupos, por
ano que atuam, e socializar como estão
desenvolvendo na prática a sequência didática. Se necessário, redimensionar
planejamento.
|
19:45
|
Introduzir a unidade 03
|
- em slides
|
20:00
|
Intervalo
|
|
20:15
|
Leitura do livro: O MENINO
QUE APRENDEU A VER- RUTH ROCHA
|
Pelo orientador
|
20:25
|
Leitura dos textos:
|
- Formar 4 grupos:
- Distribuir os textos;
- Cada faz a leitura
dinâmica e elabora uma forma de socializar com o grande grupo.
|
21:00
|
Apresentação das idéias
|
Socializar com o grande
grupo dos pontos primordiais do texto
|
14/05- 5º encontro
Continuação da Unidade 2:
Horário:
|
Propostas:
|
Estratégias:
|
18:00 – 18:30
|
História: Maria vai com as outras
|
Contação de história com barbante pela orientadora exploração do
livro e atividades que podem ser realizadas em cada ano...
|
18:30
|
Encaminhamentos do curso e retomada
|
- Receber os relatórios dos encontros anteriores.
- comentar como realizaram as atividades a distancia: entraves, avanços...
- Solucionar dúvidas...
- Troca de experiências: práticas pedagógicas a
partir dos diferentes gêneros
literários e como contemplam os quatro eixos de Língua Portuguesa em sala de
aula- comentar oralmente
|
18:45
|
Diário de bordo e retomada do encontro anterior
|
Leitura do Diário de bordo pelas autoras do texto e retomada do
conteúdo abordado no encontro anterior.
- blog: ler comentário das colegas.
|
19:00
|
Texto: “As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a
organização do trabalho do professor alfabetizador”
|
Leitura prévia realizada como tarefa de casa. Momento de socializar os
pontos relevantes do texto coletivamente
|
19:30
|
Texto: “Rotinas de alfabetização na perspectiva do letramento: a
organização do processo de ensino e de aprendizagem”.
|
Leitura dinâmica.
Atividade: Ver....!!!!!
|
20:00
|
Intervalo
|
|
20:15
|
Continuar ativ anterior
- Leitura do livro: ALFABETÁRIO
de José de Nicola
|
|
20:30
|
Planejamento: Gêneros literários e eixos da Língua portuguesa
|
- Escolher um livro de literatura infantil e desenvolver uma proposta
pedagógica, para ser aplicada em sala de aula com os alunos, conforme o ano,
contemplando todos os eixos: produção escrita, leitura, análise lingüística e
linguagem oral;
- socializar com o grupo.
Essa atividade pode ser realizada em grupos, depois cada professor
adapta a sua realidade.
|
21:45
|
Atividade a distância
|
- Aplicar a atividade em sala de aula, registrar o planejamento e as
atividades;
- Relatório do 5º encontro.
|
21:55
|
Leitura para deleite
|
Mensagem: O trabalho na
alfabetização
|
UNIDADE 2 – 4º
ENCONTRO- 30/04
18:00- Dinamica
inicial: Mensagem : Janelas da vida... comentar
Ø
Pontuando
os nossos encontros: falar do e-mail enviado para os diretores assinado pela
gerente, entregar o cronograma dos
encontros, acessar o blog,...
Ø
Entregar
o caderno de avaliação no ciclo de alfabetização: reflexão e sugestões.
Ø
Falar
do simec/sispacto, se receberem e-mail é pra se cadastrar e responder o
solicitado.
Ø
Sugestões de atividades- explorar o material e o cd-
bichionário
Ø
Obras
complementares: conhecer livros
18:20- Retomada do
último encontro:
Ø
leitura
do diário de Bordo;
Ø
Socializar as atividades a distancia;
Ø
retomada
do tema currículo (10 minutos) – atividade coletiva- responder a questão:
A PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA CONTEMPLA O TRABALHO
PEDAGÓGICO COM AS DIMENSÕES ESTUDADAS NO
PNAIC? APÓS A ANALISE DO
DOCUMENTO E OS TEXTOS ESTUDADOS, O QUE PODEMOS SALIENTAR NO QUE SE REFERE A
LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO?
Ø e avaliação -trabalho em grupos por
ano: ver perguntas que
norteiam...socializar... POSTAR NO BLOG AS RESPOSTAS –
A PARTIR DA LEITURA DO
TEXTO “ AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO” U1A1, E DAS EXPERIÊNCIAS
VIVÊNCIADAS POR CADA UM DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES, RESPONDAM AS QUESTÕES
ABAIXO:
(RESPONDER EM GRUPOS CONFORME O ANO QUE TRABALHAM)
1- O que avaliar?
2- Como avaliar?
3- Para que avaliar?
19:00- Apresentar
em slides a Unidade 2 : INICIANDO a CONVERSA-
Questionar: POR
QUE É IMPORTANTE PLANEJAR O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO? (REGISTRAR AS RESPOSTAS...
POSTAR NO BLOG)
- em slide
apresentar e discutir os pontos principais do primeiro texto: Planejamento
do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico
- Refletir
sobre a questão; CONSIDERANDO OS 10 PRINCIPIOS DIDÁTICOS APRESENTADOS, COMO
VOCÊ AVALIA A SUA PRÁTICA? POSTAR NO BLOG – VER SE NO ENCONTRO OU EM CASA
20:00 – intervalo
20:15- leitura dos
textos em grupos: ROTINA NA ALFABETIZAÇÃ: INTEGRANDO DIFERENTES COMPONENTES
CURRICULARES, fazer um esquema .... resumindo o texto...
20:45- socialização
21:00- VER O VÍDEO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
registrar o que foi significativo e socializar.
Tarefa e casa:
Selecionar um
livro do PNLD obras complementares e trazer para o encontro
- Mostrar alguns
livros que fazem parte do programa para leitura complementar. (livros do GEM
SALETE), solicitar que procurem em suas escolas para trazer na próxima aula.
Analisar o quadro
de rotina e planejar uma sequencia didática ou projeto didático integrando os
componentes curriculares Língua Portuguesa e história. Para tal planejamento,
pode ser utilizado um livro didático;
- Ler o texto “
Materiais didáticos no ciclo de alfabetização”, e fazer um levantamento dos
materiais descritos no texto que estão na escola. Analisar os materiais e
listar alguns a serem usados na turma que atua
- Relatório do
encontro, entregar no próximo encontro.
UNIDADE 1- 3º ENCONTRO- 16-04-2013
ORIENTAÇÕES GERAIS CURSO PNAIC
18:00- Leitura : TALENTO PRA QUÊ?
Fazer a leitura crítica do texto trazendo para a realidade da sala de alfabetização -contrapontos...
18:30- Roda de discussão: (slide)
- Que ações são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão, continuidade e progressão?
- Tais ações foram comuns nas experiências vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudantes?
- Tem sido comum em suas experiências como professor? De que maneira?
18:45- Trabalho em grupos por ano: leitura do texto: Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças –U1A2: p.07 -11
- elaborar um mapa conceitual, esquema, ... das principais ideias – entregar por escrito
-19:30- socialização
-20:00- intervalo
20:15- leitura do diário de bordo
20:20- Observar e analisar a grade curricular da rede estadual de ensino. Pontue possíveis alterações e\ ou adequações para que a mesma atenda os direitos de aprendizagem.
20:45- socialização das ideias
21:00- avaliação: leitura compartilhada do texto: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM e discussão das idéias – (U1A1:p.24-29)
21:30 -SINTESE COLETIVA:
- O que avaliar?
- Como avaliar?
- Para que avaliar?
21:45 -Apresentar instrumento de registro da aprendizagem – U1A1- p.38-41-
Outras sugestões: Acompanhamento sistemático da escrita e da leitura
Texto para complementar e orientar a atividade a distancia “ Alfabetização como processo cognitivo”
22:00 - Vídeo: vida Maria
- comentar a importância de se construir um currículo que venha contribuir com as “Marias”...
Encaminhar atividades a distância...
26/03 - 2º Encontro
Temas abordados: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização- Língua Portuguesa
PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
2 º ENCONTRO PRESENCIAL PAUTA – 26/03
18:00- Dinâmica: árvore dos sapatos
18:30- Leitura do Diário de Bordo
18:40- Retomada do último encontro: Analise do livro Didático utilizado – acompanhar os depoimentos no blog da turma
18:50- Leitura dinâmica do texto : DIREITOS DE APRENDIZAGEM – U1A1:p 30– 32
Retomar os conceitos: INTRODUZIR/APROFUNDAR/CONSOLIDAR
19:30- Slide: Quadro de direitos de aprendizagem- apresentar os quadros em slide, observando o que compete a cada ano. U1A1:p. 33 – 37
Vídeo: aprende a aprende
19:45- Encaminhar a atividade: Trabalho em grupos: formar 5 grupos; cada grupo analisa um quadro, lendo e sugerindo atividades que contemplem aquela dimensão.
- listar as atividades em slide e/ou cartazes...
20:00 – Intervalo
20:15- continuar a organização do trabalho;
20:45- Apresentação dos trabalhos
21:30- Encaminhar atividades a distância
- Frequencia
21: 40- Leitura: O menino que aprendeu a ver- Ruth Rocha – em slides
Ø TRABALHO EM GRUPOS:
5 GRUPOS
1. Cada grupo analisa um quadro;
- leitura;
- produção de textos escritos;
- oralidade;
- análise lingüística: discursividade, textualidade e normatividade;
- análise lingüística: apropriação do sistema de Escrita alfabética.
2. Apresenta o quadro para os outros grupos
3. Sugerindo atividades que contemplem aquela dimensão
12/03 - 1º Encontro
Temas abordados: Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização
PAUTA – 12/03- 1º ENCONTRO
18:00 – ABERTURA
18:30 – Dinâmica de apresentação – se eu fosse...expectativa do curso...
19:00- Apresentação do Programa – PNAIC- Conhecer o que é, site...
- Materiais que já foram encaminhados para as escolas...(mostrar)
19:30- Combinados: horários, lanches, saídas, locais,...diário de bordo...Blog da turma...
19:45- Construir o Mapa Conceitual das idéias prévias : Concepções de alfabetização- coletivamente
20:00- intervalo
20:15- Leitura do texto- leitura dinâmica e discussão do mesmo coletivamente;
21:00- Vídeo: Anos iniciais do ensino fundamental: PGM 02 – alfabetização e letramento
21:20- Retomar o mapa conceitual- redimensionando
21:40- Slide: o que é letramento? Magda Soares
21:55- Encerramento do encontro e encaminhamento de tarefa a distancia.
Sites: poema letramento
link Blog: Pensar e Repensar: Alfabetização x letramento