twitter
rss



CRONOGRAMA DOS ENCONTROS

MÊS
UNIDADE
1º ENCONTRO DO MÊS
ENCONTRO DO MÊS
MARÇO
U 1
12/03
26/03
ABRIL
U 1  E  U 2
16/04
30/04
MAIO
U 2 E U 3
14/05
28/05
JUNHO
U3 E U 4
11/06
25/06
JULHO
U 4 E U5
22/07 8 HORAS
23/07 8 HORAS
AGOSTO
U 5 E U 6
13/08
27/08
SETEMBRO
U 6
10/09
24/09
OUTUBRO
U7
01/10
29/10
NOVEMBRO
U 8
05/11 SEMINÁRIO ENCERRAMENTO
19/11 SEMINÁRIO ENCERRAMENTO



Alterações:
- No mês de julho alteramos os dias 24 e 25;
- trocamos o dia 06/ 08 para o dia 13/08;
Adiantamos o encontro do dia 15/10 para o dia 01/10

PAUTA 2 UNIDADE 8
20° ENCONTRO:    19 / 11  /2013

18:00
Leitura deleite

Diário de bordo
18:30
avaliação
Avaliação final do curso PNAIC
19:00
Socialização dos textos
Apresentação pelos professores

Slides prontos
Apresentar os slides da continuação dos estudos
20:00
vídeo
Meu amigo Nietzsche
Comentar o vídeo: relações com o nosso cotidiano
 21:00
 Confraternização e encerramento



PAUTA UNIDADE 8  -19º encontro
Roteiro de Aula

LEITURA DELEITE
PIPOCA DA VIDA(O MESMO QUE PIPOCA OU PIRUÁ em slides


DIÁRIO DE BORDO- leitura pela cursistas

SOCIALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
Relatar como foi a  realização da atividade a distância (agrupamentos)

SESSÃO INICANDO A CONVERSA DA U8 – OBJETIVOS
Slides inicial- iniciando a conversa

Avaliação: mapa conceitual

LEITURA DO TEXTO:
 CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E PROGRESSÃO ESCOLAR (U8A1, P. 06 A 14)
 AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS (U8A1, P. 15 A 19.)
Em grupos: leitura dos dois textos e definir apresentação/socialização





Slides para complementar os textos lidos


Retomar mapa conceitual coletivo


Escrever uma síntese do encontro: o que foi mais significativo/relevante do tema abordado- em duplas

TAREFA A DISTÂNCIA:

Ler os textos, conforme solicitado e elaborar uma boa pergunta para debater no próximo encontro.




Pauta 29/10/2013- 18º encontro
18:00
Leitura deleite
Capinzinho teimoso
18:15
Retomada do encontro anterior
Diário de bordo
Slides com trechos dos textos estudados no encontro anterior
18:30
Leitura do texto 2 da Unidade 7

19:30
Socializar as leituras

20:00
intervalo

20:15
Vídeo
“Escrita também é coisa de criança”
Atividade do vídeo
21:00
Dar continuidade as atividades planejadas no encontro anterior
Rever os níveis de escrita e leitura
Slides e por escrito
Organizar os grupos para trazer sugestões para serem trabalhados nos diferentes níveis ( à distância).
ENTREGAR COPIA

Sugestão
Reagrupamentos slides Maira




Atividade a distancia
Planejar uma atividade que  contemple a heterogeneidade existente na sala de aula, levando em conta as diferenças entre os alunos.


-  O QUE APRENDI DA AULA DE HOJE?

ATIVIDADE A DISTANCIA – TRAZER RELATO E ATIVIDADE DOS ALUNOS EM AGRUPAMENTOS DIFERENTES. Fotos e relatos descritivos dos avanços e dificuldades.


PAUTA 01/10/2013
17º ENCONTRO


PAUTA 01/10/2013
18:00
Contação de história
Pelas cursistas: Neusa/Diane/Thaise

Construir conceito de professor
Ser professor é...
18:15
Mensagem: Você é especial de Max Lucado

18:30
Ler a sessão: iniciando a conversa Unidade 7
Questões para pensar e objetivos da unidade 07 em slides.
18:45
Atividade em grupos
Responder as questões
Socializar as respostas
19:15
Leitura dos textos conforme o ano
Criar uma maneira de apresentar
20:00
Intervalo especial

20:30
Retomada das questões anteriores: rever os conceitos

20:45
Registro escrito
Escrever em poucas palavras o que você entendeu a partir das discussões realizadas na aula de hoje.
21:00
Rever os níveis de escrita e leitura
Slides e por escrito
Organizar os grupos para trazer sugestões para serem trabalhados nos diferentes níveis ( à distância).
21:10
Planejamento
Planejar uma atividade que  contemple a heterogeneidade existente na sala de aula, levando em conta as diferenças entre os alunos.




PAUTA 24/09/2013
16º ENCONTRO






PAUTA 10/09/2013
15º ENCONTRO



18:00
Leitura deleite
  1. Contação de história: Chapeuzinho vermelho – Salete e Lurdinha
  2. Diário de bordo

18:30
Retomada do encontro anterior
3. Socializar as questões encaminhadas no último encontro;

19:00
Leitura compartilhada dos textos
G 1: Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticos (1º ano – p.12);
G2: Organização do trabalho pedagógico por sequencia didática (1º ano –p.27);
G3: Projetos didáticos: compartilhando saberes, compartilhando responsabilidades (2º ano-p. 14);
G4: Sequência didática: sistematização e monitoramento das ações rumo a novas aprendizagens ( 2º ano- p.21);
G5: Organização do trabalho pedagógico por projeto didáticos (3º ano- p. 11)
G6: Organização do trabalho pedagógico por meio de sequência didáticas ( 3º ano- p.20)
6. Dividir a turma em seis  grupos;
Ler o 2º e 3º texto da Unidade 6 ;
- grifar informações mais interessantes;

Em seguida reorganizar os grupos anteriores em dois:
Elaborar um quadro comparativo com semelhanças e diferenças entre projetos didáticos e sequencias didáticas (passos)
Escrever no cartaz e socializar as ideias elencadas.
20:00
Intervalo

20:15
Aprofundar o tema
- aprofundar a discussão do que é projeto didático e o que é sequencia didática- Discutir as características de cada planejamento.



20:45
Planejamento
Em grupos planejar  as sequencias didáticas e ou projetos didáticos
21:45
Atividade a distância
Aplicar a proposta planejada.
Entregar a cópia do planejamento sem as atividades dos alunos.

PAUTA 27/08/2013
14º ENCONTRO

18:00
Leitura deleite
O ponto- Peter H. Reynolds
18:15
Avisos gerais:
- presenças;
- atividades entregues Simec;
- bolsas;
- seminários:
1º- seminário local; exposição de materiais
2º - seminário estadual;
3º - seminário UFSC
- apresentação de trabalhos a distancia – gravar leitura dos textos
19:00
 Retomar: A galinha choca
Slides da turma das respostas elaboradas pelas cursistas ;

19:15
Retomada  encontro anterior lúdico
- slides lúdico e gêneros textuais;

Iniciando a conversa
Ler a sessão do caderno



19:30
Textos
1º ano: Relação entre apropriação de Escrita alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento (06-11)
2º ano: Planejar para integrar saberes e experiências(06-13)
3º ano: Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento(06-10)
Ler o texto  e responder as questões:
 1 - qual a importância de levar o aluno a estabelecer articulações entre as diversas áreas do conhecimento? Ano 2 - Para que o ensino favoreça a interdisciplinaridade que elementos podem ser considerados?

20:00
Intervalo

20:15
Projeto Catu e Rafa
Compartilhar exemplos de projetos didáticos  e outras situações didáticas.
20:45
Sequencia didática
Observar sequencias didáticas nos cadernos em grupos cforme o ano
21:15
Planejamento: projeto didático ou sequencia didática-
- Em grupos pensar propostas de sequencias didáticas ou projetos

Atividade a distancia
- Elencar o projeto didático ou sequencia didática que irá apresentar no seminário;
- Selecionar materiais para planejamento das propostas que serão aplicadas com os alunos.
 21:45
Leitura deleite
Vídeo: Argine


1 - Qual a importância de levar o aluno a estabelecer articulações entre as diversas áreas do conhecimento?
 2 - Para que o ensino favoreça a interdisciplinaridade que elementos podem ser considerados?  




13/08- 13º encontro – 


18:00
Leitura deleite
A galinha choca
18:30
Palestra: tipologias textuais
Professor Darci
19:00
Socializar o texto lido a distância
Texto 2º texto- Unidade 5

Hipótese de escrita
Revista Nova Escola
19:30
Socialização das atividades realizadas com os alunos- avaliação

20:00
intervalo

20:15
Apresentação do texto Vigostsky e a escola atual

20:30
Leitura em grupos do 3º texto da Unidade 5
- Responder a questão:
Por que é importante a escola trabalhar com so gêneros textuais?
Elaborar um cartaz que exemplifique uma situação de ensino de um gênero de ensino, identificando os direitos  de aprendizagem contemplando;
Socializar as reflexões.
21:00
Produção textual em grupos
Apresentar os textos lidos da Unidade 5,  escrevendo um texto ( escolher um gênero, conforme painel apresentado)
21:30



Atividade a distância
TAREFA DE CASA:
- Escolher um gênero textual  e escrever um texto a partir do tema abordado na Unidade 5;
- Entregar no próximo encontro;
- Socializar com o grupo no dia 27/08/20013.


Leitura deleite
Jaca - jacaré
Vídeo – Literatura e outros  gêneros textuais no ciclo de alfabetização- salto debate – ver partes





ENCONTRO 25/07/2013

11º e 12º encontros

MATUTINO
8:00
Leitura compartilhada
“Avisa o rei leão”
Os alunos  participam lendo as fichas apresentadas
8:15
Slides Introdução Unidade 5
Conteúdos e objetivos da unidade 5
8:30
Leitura dos textos
1º ano: “Os diferentes textos a serviço da perspectiva do alfabetizar letramento” – 06-13
2º ano: “Por que ensinar gêneros textuais na escola”- 06-09
3º ano: “ Os gêneros textuais em foco: pensando na seleção e na progressão dos alunos” – 06- 10
Elaborar slides para apresentar para os colegas
9:00
Contação de histórias
Momento com a contadora de história Karen
- Como nasceu a alegria;
-O pássaro do sol poente
10:30
Socialização das leituras
11:30
encerramento
VESPERTINO
13:15- Continuação das apresentações –socialização dos textos lidos
14:00
Socialização dos trabalhos
-jogos em sala de aula
15:00
Intervalo
15:15
Atividades de avaliação
Decidir a atividade diagnóstica coletivamente;
Orientações de como realizar o relatório (perfil da turma)
DIAGNOSTICO:
15:45
Produção textual
Sugestões para encaminhar a produção textual;
Sugestões de livros para trabalhar letras.
16:15
Atividades a distância
- Relatórios dos encontros;
- leitura do texto da unidade 5- 2º texto – 2º texto- aprofundando o tema
16:45
Encerramento do encontro
Estimulando pedagógico






ENCONTRO DIA 24/07/2013

9º e 10º encontros


                                MATUTINO


8:00

Vídeo motivacional 


- Tudo começa por um ponto – (vídeo)



8:15

Avisos gerais do curso

- Termos das bolsistas, horário dos encontros, pauta,...

- entrega dos cadernos do curso;

- obras complementares do 1º, 2º e 3º ano e outras...(orientações sobre os cuidados com o material)

- Pensar e combinar a atividade de avaliação...

- Relatório dos encontros.


8:30

Retomada do encontro anterior

Dinâmica:  balões com frases numeradas para serem lidas

Frases retiradas dos textos lidos no último encontro;

Colar as frase no cartaz

9:00

Vídeo:

Ludicidade


Assistir o vídeo e salientar pontos relevantes abordados

9:30

Socialização dos trabalhos

Planejamento elaborado e aplicado na escola utilizando jogos e brincadeiras


10:00

intervalo



10:15

Leitura dos textos

1º ano: Que brincadeira é essa? E a alfabetização;-14-20

2º ano: O brincar e o jogar no ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa e os recursos disponíveis para um trabalho lúdico na sala de aula-09-18

3º ano: A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares-16-26

Os professores farão a leitura do texto conforme o ano que atuam,

10:45

Socialização das leituras

Elaboração de cartazes  com esquemas para apresentar/








VESPERTINO

13:15

Leitura deleite

Rápido como gafanhoto


13:30

Produzir história a partir de sons diferentes

Ouvir sons diferentes e criar um texto oral coletivamente





Quando muda o sons, pausar, o colega continua a história oralmente

13:45

Continuar a socialização dos trabalhos- jogos

Trabalhos realizados com os alunos com jogos e brincadeiras


14:15

Leitura de textos

1º ano: Qualquer maneira de jogar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender?-22-24

2º ano: O ensino de história e da matemática: em ritmo dos jogos e das brincadeiras;-19-30

3º ano: Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar?-28-31

Os professores farão a leitura do texto conforme o ano que atuam,

15:00

Intervalo



15:15

Socialização das leituras

Apresentação do conteúdo através de uma dinâmica/jogo/brincadeira


16:00

Dinâmica caixa tátil

Objetos diversos- o professor sorteado coloca a mão dentro da caixa, escolhe um objeto e descreve sem ver como é.

Sugestão de atividade com os alunos: objetos, letras,...

16:15

Texto complementar

Revista nova escola: “Jogos, quando, como e porque usar”


Leitura compartilhada.

16:50

Vídeo

O futuro como eu sempre quis




Atividade de avaliação (decidir  coletivamente)-

À distância








8º ENCONTRO
 25/06/20013- UNIDADE 4
4 HORAS


18:00
LEITURA DE LEITE
Texto : SEXA
O livro MIG - fazer propaganda do livro contando somente o início.

18:30
Retomada da Unidade 3
Vídeo: ortografia na sala de aula

Slides da unidade


19:30
Introdução da Unidade 4/ objetivos
Em slides: Iniciando a conversa
20:15
Leituras dos textos :
1º ano:Ser cuidado, brincar e aprender: direitos de todas as crianças U4A1, p. 06 a 13
2º ano; O lúdico na sala de aula (A2)
3º ano - A criança que brinca, aprende? (A3).
Discussão oral. Registro escrito – síntese para entregar no próximo encontro.
Quem termina, olha os jogos e livros do acervo expostos na sala.

21:30
Puculando.
Slide de encerramento:
21:45
Atividade a distância


Pesquisar os jogos de alfabetização existentes na escola, e trazer no próximo encontro.
1. ESCOLHER UM JOGO DE LEITURA E ESCRITA, 2.ELABORAR UM PLANEJAMENTO PARA APLICAR COM OS ALUNOS.
3.NO PLANEJAMENTO CONTEMPLAR:
Jogo  escolhido:
Objetivo:
Desenvolviemento:
Atividades  desenvolvidas a partir do jogo (relatório)
Socialização no próximo encontro





PAUTA- 11/06/2013 – CONT. UNIDADE 3
7º encontro 

18:00
Dinâmica inicial
O conto do castelo
18:30
Socialização dos trabalhos
Socializar a proposta desenvolvida na sala de aula com seus alunos
19:00
Consciência fonológica
Sugestões de atividades
- Socializar atividades que realizam com os alunos
19:15
Texto: A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização- U3A3- p 06 a18
Leitura dinâmica coletivamente.
19:45
Vídeo: Ortografia na sala de aula
Endereço:
atividade:
-      Registrar pontos interessantes do vídeo para refletir coletivamente
20:00
intervalo
20:15
Cont .  socialização dos trabalhos
20:45
Texto: O ensino  da ortografia no 3º ano do 1º ciclo: o que devemos propor aos alunos do “último” ano da alfabetização- U3A3- p.19 a 30
Trabalho em grupos:  Ler o texto em grupos e socializar as idéias centrais.
21:15
Cont. socialização dos trabalhos
21:45
Leitura para deleite
O guarda-chuva do guarda
Bartolomeu Queirós

Atividade à distância para entregar no próximo encontro:

1- ATIVIDADE DE ORTOGRAFIA:

- Selecionar uma atividade de ortografia realizada com os seus alunos ( dentro do contexto da aula);

- Conte como os alunos realizaram, entraves, avanços, descobertas....reflita sobre os conhecimentos que estão envolvidos nesta atividade.
2-  Relatório do encontro                                                        

6º ENCONTRO- 28 de maio
UNIDADE 3

Horário
PROPOSTA
ESTRATÉGIA
18:00
Dinâmica inicial: DISPARATE
18:30
Avisos gerais do curso, recebimento dos trabalhos, cadastros no SIMEC
- leitura do diário de bordo
- socialização das propostas desenvolvidas na sala de aula
18:45
- Retorno dos pontos observados nas visitas às escolas...(apresentar no Word- multimídia)
- Enfatizar a importância de trabalhar os gêneros textuais focando a produção de textos e leitura;
- Orientações e sugestões para melhorar os espaços e práticas pedagógicas;
-
Retomar o tema do encontro anterior: Ler o texto:....e responder a questão solicitada
Cada grupo lê a questão e responde, socializando a resposta. Entregar para ser postado no Blog;
19:15
Socializando proposta que está sendo desenvolvida em sala de aula- sequência didática
- Organizar os grupos, por ano que atuam,  e socializar como estão desenvolvendo na prática a sequência didática. Se necessário, redimensionar planejamento.
19:45
Introduzir a unidade 03
- em slides
20:00
Intervalo
20:15
Leitura do livro: O MENINO QUE APRENDEU A VER- RUTH ROCHA
Pelo orientador
20:25
Leitura dos textos:
- Formar 4 grupos:
- Distribuir os textos;
- Cada faz a leitura dinâmica e elabora uma forma de socializar com o grande grupo.
21:00
Apresentação das idéias
Socializar com o grande grupo dos pontos primordiais do texto


14/05- 5º encontro

Continuação da Unidade 2:

Horário:
Propostas:
Estratégias:
18:00 – 18:30
História: Maria vai com as outras
Contação de história com barbante pela orientadora exploração do livro e atividades que podem ser realizadas em cada ano...
18:30
Encaminhamentos do curso e retomada
- Receber os relatórios dos encontros anteriores.
- comentar como realizaram as atividades  a distancia: entraves, avanços...
- Solucionar dúvidas...
- Troca de experiências: práticas pedagógicas  a  partir dos  diferentes gêneros literários e como contemplam os quatro eixos de Língua Portuguesa em sala de aula- comentar oralmente
18:45
Diário de bordo e retomada do encontro anterior
Leitura do Diário de bordo pelas autoras do texto e retomada do conteúdo abordado no encontro anterior.
- blog: ler comentário das colegas.
19:00
Texto: “As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador”
Leitura prévia realizada como tarefa de casa. Momento de socializar os pontos relevantes do texto coletivamente
19:30
Texto: “Rotinas de alfabetização na perspectiva do letramento: a organização do processo de ensino e de aprendizagem”.
Leitura dinâmica.
Atividade: Ver....!!!!!
20:00
Intervalo
20:15
Continuar ativ anterior
- Leitura do livro: ALFABETÁRIO  de José de Nicola
20:30
Planejamento: Gêneros literários e eixos da Língua portuguesa
- Escolher um livro de literatura infantil e desenvolver uma proposta pedagógica, para ser aplicada em sala de aula com os alunos, conforme o ano, contemplando todos os eixos: produção escrita, leitura, análise lingüística e linguagem oral;
- socializar com o grupo.
Essa atividade pode ser realizada em grupos, depois cada professor adapta a sua realidade.
21:45
Atividade a distância
- Aplicar a atividade em sala de aula, registrar o planejamento e as atividades;
- Relatório do 5º encontro.
21:55
Leitura para deleite
Mensagem:  O trabalho na alfabetização




UNIDADE 2 – 4º ENCONTRO- 30/04 

18:00- Dinamica inicial: Mensagem : Janelas da vida... comentar

Ø  Pontuando os nossos encontros: falar do e-mail enviado para os diretores assinado pela gerente,  entregar o cronograma dos encontros, acessar o blog,...

Ø  Entregar o caderno de avaliação no ciclo de alfabetização: reflexão e sugestões.

Ø  Falar do simec/sispacto, se receberem e-mail é pra se cadastrar e responder o solicitado.

Ø  Sugestões  de atividades- explorar o material e o cd- bichionário

Ø  Obras complementares: conhecer livros

18:20- Retomada do último encontro:

Ø  leitura do diário de Bordo;

Ø   Socializar as atividades a distancia;

Ø  retomada do tema currículo (10 minutos) – atividade coletiva- responder a questão:

A PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA CONTEMPLA O TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS DIMENSÕES ESTUDADAS NO  PNAIC?  APÓS A ANALISE DO DOCUMENTO E OS TEXTOS ESTUDADOS, O QUE PODEMOS SALIENTAR NO QUE SE REFERE A LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO?

Ø  e avaliação -trabalho em grupos por ano:  ver perguntas que norteiam...socializar... POSTAR NO BLOG AS RESPOSTAS

 A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO “ AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO” U1A1, E DAS EXPERIÊNCIAS VIVÊNCIADAS POR CADA UM DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES, RESPONDAM AS QUESTÕES ABAIXO:

(RESPONDER EM GRUPOS CONFORME O ANO QUE TRABALHAM)

1- O que avaliar?
2- Como avaliar?
3- Para que avaliar?

19:00- Apresentar em slides a Unidade 2 : INICIANDO a CONVERSA-

Questionar: POR QUE É IMPORTANTE PLANEJAR O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO? (REGISTRAR AS RESPOSTAS... POSTAR NO BLOG)

- em slide apresentar e discutir os pontos principais do primeiro texto: Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico

- Refletir sobre a questão; CONSIDERANDO OS 10 PRINCIPIOS DIDÁTICOS APRESENTADOS, COMO VOCÊ AVALIA A SUA PRÁTICA? POSTAR NO BLOG – VER SE NO ENCONTRO OU EM CASA

20:00 – intervalo

20:15- leitura dos textos em grupos: ROTINA NA ALFABETIZAÇÃ: INTEGRANDO DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES, fazer um esquema .... resumindo o texto...

20:45- socialização

21:00-  VER O VÍDEO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: registrar o que foi significativo e socializar.

Tarefa e casa:

Selecionar um livro do PNLD obras complementares e trazer para o encontro

- Mostrar alguns livros que fazem parte do programa para leitura complementar. (livros do GEM SALETE), solicitar que procurem em suas escolas para trazer na próxima aula.

Analisar o quadro de rotina e planejar uma sequencia didática ou projeto didático integrando os componentes curriculares Língua Portuguesa e história. Para tal planejamento, pode ser utilizado um livro didático;

- Ler o texto “ Materiais didáticos no ciclo de alfabetização”, e fazer um levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola. Analisar os materiais e listar alguns a serem usados na turma que atua

- Relatório do encontro, entregar no próximo encontro.

UNIDADE 1- 3º ENCONTRO- 16-04-2013
ORIENTAÇÕES GERAIS  CURSO PNAIC
18:00- Leitura : TALENTO PRA QUÊ?
Fazer a leitura crítica do texto trazendo para a realidade da sala de alfabetização -contrapontos...
18:30-  Roda de discussão: (slide)
- Que ações são necessárias para que o ciclo de alfabetização se organize pautado pelos princípios da inclusão, continuidade e progressão­?
- Tais ações foram comuns nas experiências vivenciadas pelo grupo em seus tempos de estudantes?
- Tem sido comum em suas experiências como professor? De que maneira?
18:45- Trabalho  em grupos por ano:  leitura do texto: Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças –U1A2: p.07 -11
- elaborar um mapa conceitual, esquema, ... das principais ideias – entregar por escrito
-19:30-  socialização
-20:00- intervalo
20:15- leitura do diário de bordo
20:20- Observar  e analisar a grade curricular da rede estadual de ensino. Pontue possíveis alterações e\ ou adequações para que a mesma atenda os direitos de aprendizagem.
20:45- socialização das ideias
21:00- avaliação: leitura compartilhada do texto: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM e discussão das idéias – (U1A1:p.24-29)
21:30 -SINTESE COLETIVA:
- O que avaliar?
- Como avaliar?
- Para que avaliar?
21:45 -Apresentar instrumento de registro da aprendizagem – U1A1- p.38-41-
Outras sugestões: Acompanhamento sistemático da escrita e da leitura
Texto para complementar e orientar a atividade a distancia “ Alfabetização como processo cognitivo”
22:00 - Vídeo: vida Maria
- comentar a importância de se construir um currículo que venha contribuir com as “Marias”...
Encaminhar atividades a distância... 

26/03 - 2º Encontro
Temas abordados: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização- Língua Portuguesa
PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
2 º ENCONTRO PRESENCIAL PAUTA – 26/03
18:00- Dinâmica: árvore dos sapatos
18:30- Leitura do Diário de Bordo
18:40- Retomada do último encontro: Analise do livro Didático utilizado – acompanhar os depoimentos no blog da turma
18:50- Leitura dinâmica do texto : DIREITOS DE APRENDIZAGEM – U1A1:p 30– 32
Retomar os conceitos: INTRODUZIR/APROFUNDAR/CONSOLIDAR
19:30- Slide: Quadro de direitos de aprendizagem- apresentar os quadros em slide, observando o que compete a cada  ano. U1A1:p. 33 – 37
 Vídeo: aprende a aprende
19:45- Encaminhar a atividade:  Trabalho em grupos: formar 5 grupos; cada grupo analisa um quadro, lendo e sugerindo atividades que contemplem aquela dimensão.
- listar as atividades em slide e/ou cartazes...
20:00 – Intervalo
20:15- continuar a organização do trabalho;
20:45- Apresentação dos trabalhos
21:30- Encaminhar atividades a distância
         - Frequencia
21: 40- Leitura: O menino que aprendeu a ver- Ruth Rocha – em slides
 link Blog: Pensar e Repensar: Alfabetização x letramento
Ø TRABALHO EM GRUPOS:
5 GRUPOS
1. Cada grupo analisa um quadro;
- leitura;
- produção de textos escritos;
- oralidade;
- análise lingüística: discursividade, textualidade e normatividade;
- análise lingüística: apropriação do sistema de Escrita alfabética.
2. Apresenta o quadro para os outros grupos
3. Sugerindo atividades que contemplem aquela dimensão



12/03 - 1º Encontro
Temas abordados: Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização

PAUTA – 12/03- 1º ENCONTRO
18:00 – ABERTURA
18:30 – Dinâmica de apresentação – se eu fosse...expectativa do curso...
19:00- Apresentação do Programa – PNAIC- Conhecer o que é, site...
- Materiais que já foram encaminhados para as escolas...(mostrar)
19:30- Combinados: horários, lanches, saídas, locais,...diário de bordo...Blog da turma...
19:45- Construir o Mapa Conceitual das idéias prévias : Concepções de alfabetização- coletivamente
20:00- intervalo
20:15- Leitura do texto- leitura dinâmica e discussão do mesmo coletivamente;
21:00- Vídeo: Anos iniciais do ensino fundamental: PGM 02 – alfabetização e letramento
21:20- Retomar o mapa conceitual- redimensionando
21:40- Slide: o que é letramento? Magda Soares
21:55- Encerramento do encontro e encaminhamento de tarefa a distancia.

Sites: poema letramento
link Blog: Pensar e Repensar: Alfabetização x letramento






0 comentários:

Postar um comentário