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  • PLANEJAMENTO TRAVA-LINGUA
http://pactopelaeducacao.blogspot.com.br/2011/11/rotina-didatica-segunda-feira.html


  • VÍDEO: NOVA ESCOLA/EDUCAÇÃO
LUDICIDADE EM SALA DE AULA
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KhV0def45fs#at=58



  • VIDEO: EMILIA FERREIRO- OUTUBRO DE 2006

http://www.youtube.com/watch?v=ImQa0t_qVm4



TRAVA-LÍNGUA
Maria-Mole é molenga, se não é molenga,
Não é Maria-Mole. É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.
Conseguiu?
Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.
Conseguiu?
O sabiá não sabia.
Que o sábio sabia.
Que o sabiá não sabia assobiar.
Conseguiu?

O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

Conseguiu?
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.
Conseguiu?
A lontra prendeu a
Tromba do monstro de pedra
E a prenda de prata
De Pedro, o pedreiro.
Conseguiu?
Disseram que na minha rua
Tem paralelepípedo feito
De paralelogramos.
Seis paralelogramos
Tem um paralelepípedo.
Mil paralelepípedos
Tem uma paralelepípedovia.
Uma paralelepípedovia
Tem mil paralelogramos.
Então uma paralelepípedovia
É uma paralelogramolândia?
Conseguiu?
Lalá, Lelé e Lili
E suas filhas,
Lalalá, Lelelé e Lilili
E suas netas
Lalelá, Lelalé e LeLali
E suas bisnetas
Lilelá, Lalilé e Lelali
E suas tataranetas
Laleli, Lilalé e Lelilá
cantavam em coro
LALALALALALALALÁ.
Conseguiu?
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
Conseguiu?
Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.
Conseguiu?
Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa
de lagartinha!
Conseguiu?

Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas.
Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.

Conseguiu?

Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
Conseguiu?
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
 
Conseguiu?
O peito do pé de Pedro é preto.
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

Conseguiu?
O rato roeu a roupa do rei do Roma.
Rainha raivosa rasgou o resto.
Conseguiu?
Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fôsse lá.
 
Conseguiu?

Lá de trás de minha casa
Tem um pé de umbu butando
Umbu verde, umbu maduro,
Umbu seco, umbu secando.

do filme "Central do Brasil"

Conseguiu?

Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos,
quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.
Conseguiu?
Três tigres tristes para três pratos de trigo.
Três pratos de trigo para três tigres tristes.
 
Conseguiu?
Em um ninho de mafagafos haviam sete mafagafinhos;
quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.
 
Conseguiu?
O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
Conseguiu?
Gato escondido com rabo de fora
tá mais escondido que rabo escondido
com gato de fora.
Conseguiu?
Se o bispo de Constantinopla
a quisesse desconstantinoplatanilizar
não haveria desconstantinoplatanilizador
que a desconstantinoplatanilizaria
desconstantinoplatanilizadoramente.
Conseguiu?
La vem o velho Felix com o fole velho nas costas. 
Tanto fede o velho Felix, quanto o fole velho nas costas do velho Felix, fede
Conseguiu?
Casa suja, chão sujo
Conseguiu?

Se a liga me ligasse, eu também ligava a liga.

Mais a liga não me liga, eu também não ligo a liga

Conseguiu?

Se o papa papasse papa

Se o papa papasse pão,

Se o papa tudo papasse

Seria um papa -papão

Conseguiu?
Tres prato de trigo para tres tigres tristes!
Conseguiu?
A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
Conseguiu?
A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado!
Conseguiu?
A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões
que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
Conseguiu?
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
Conseguiu?
A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.
Conseguiu?
A babá boba bebeu o leite do bebê.
Conseguiu?
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Conseguiu?
Bagre branco, branco bagre.
Conseguiu?
Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
Conseguiu?
Caixa de graxa grossa de graça.
Conseguiu?
Cozinheiro cochichou que havia cozido chuchu chocho num tacho sujo.
Conseguiu?
Chega de cheiro de cera suja.
Conseguiu?
Devora Dor Doída, Distante Da Dor Desmedida, Daquilo Dista Dimensões, Do Devorador Disto!
Conseguiu?
É preto o prato do pato preto.
Conseguiu?
É muito socó para um socó só coçar.
Conseguiu?
E a Rosa Rita Ramalho do rato a roer se ria !!!!
Conseguiu?
Eu cantarolaria, ele cantarolaria, nós cantarolaríamos, eles cantarolariam.
Conseguiu?
Eu congelo a água gelada com gelo que tem selo à prova d'água.
Conseguiu?
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
Conseguiu?
Essa trava é uma trova prá te entravar. Entravar com uma trova é uma trava de lascar!
Conseguiu?
Essa pessoa assobia, enquanto amassa e assa a massa da paçoca de amendoim.
Conseguiu?
Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.
Conseguiu?
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
Conseguiu?
Gato escondido com rabo de fora
tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.
Conseguiu?
Luiza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado Luzia.
Conseguiu?
Não sei se é fato ou se é fita,
Não sei se é fita ou fato.
O fato é que você me fita
E fita mesmo de fato.
Conseguiu?
0 desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria
as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
Conseguiu?
O marteleiro acertou Marcelo com o martelo. Martelo, marteleiro, martelada, Marcelo, dor que não quero!
Conseguiu?
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
Conseguiu?
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
Conseguiu?
O tatuador tatuado tatuou a tatua do tatu. Tatua tatuada enfezada, tatuou o tatu e o tatuador já tatuado!
Conseguiu?
Pardal pardo, por que parlas? Parlo porque sempre parlei, porque sou pardal pardo, parlador del-rei.
Conseguiu?
Para ouvir o tique-taque, Tique-taque, tique-taque, Depois que um tique toca E que se toca um taque.
Conseguiu?
Pôr o rabo de barro num burro sem rabo.
Conseguiu?
Rebola reboladeira, menina reboladora. Rebolando é que se rebola, cuidado para não pegar o "amigo" do ébola!
Conseguiu?
Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?
Conseguiu?
Se a liga me ligasse, eu ligava a liga, mas como a liga não me liga, eu não ligo a liga.
Conseguiu?
ngua custosa eu sei falar água cheira chitangua tauarita oratangua.
Conseguiu?


O CONTO DO CASTELO AMARELO

Preparação: A historia é contada normalmente, alguns dos objetos que fazem parte da narrativa são de cor amarelo, quando eles forem mencionados, os ouvintes devem pronunciar a palavra AMARELO bem alto, a entonação que se dará a esta palavra varia de acordo com o que ela representa, assim:

O castelo é AMARELO – em tom de início da narrativa, melodioso
O vestido da menina é AMARELO – em tom de alegria
O sapato é AMARELO – em tom de desgosto
O pijama é AMARELO – em tom sussurrado
O cravo é AMARELO – citando sílaba por sílaba
O rosto das pessoas fica AMARÉÉÉÉÉLO
O fantasma é AMARELO – em tom fantasmagórico
Em outras pausas a palavra AMARELO é citada normalmente 
 
Desenrolar: Conta-se a história:
         Era uma vez um rei que vivia em um castelo AMARELO (melodioso), cercado por um imenso jardim cheio de cravos A-MA-RE-LOS. Esse rei tinha uma filha, que era muito linda. A princesinha era boa, obediente e estudiosa.
        Todos os dias ela acordava muito cedo, tirava o seu pijaminha AMARELO (sussurrando) e vestia o seu vestido AMARELO (alegria). Ela gostava muito do seu vestido AMARELO (alegria) porque achava que esta cor ficava bem em vestidos. Porém os seus sapatos AMARELOS (desgosto) ela não gostava, não acha que sapatos deviam ser AMARELOS.
      Depois disso ela ia dar uma volta no jardim e gostava de colher um cravo A-MA-RE-LO. Essa era a vida da menininha: Levantar, tirar o pijama AMARELO (sussurando), vestir o vestido AMARELO (alegria), os sapatos AMARELOS (desgosto) e cheirar o cravo A-MA-RE-LO.
      Uma noite a princesinha estava dormindo muito gostosa na sua cama AMARELA, com lençóis AMARELOS, no seu travesseiro AMARELO, com o cobertor AMARELO, e o seu pijama AMARELO (sussurrando) quando levou o maior susto, na porta de seu quarto havia um enorme e horrível fantasma AMARELO (fastasmagórico). A menina imediatamente ficou com o rosto AMARmuito medo e ficou esperando que chegasse logo de manhã para contar para o seu pai.
      No dia seguinte o rei estava muito ocupado, trabalhando em seu escritório quando a menininha chegou correndo dizendo?
      - Papai, esta... noite... eu estava dormindo em minha cama AMARELA, com... lençóis.... AMARELOS, no... meu... travesseiro... AMARELO, com... cobertor AMARELO, e... meu... pijama AMARELO (sussurrando) quando... eu vi... um terrível... fantasma AMARELO!
       Quando o rei ouviu a sua filha contar o caso do tal fantasma, disse logo:_ Minha filha fantasma não existe e nunca existiu. É peraltice do copeiro que é um rapaz muito brincalhão, de noite ele se enrola em um lençol AMARELO e sai pelos corredores do castelo AMARELO (melodioso), que tem um jardim cheio de cravos A-MA-RE-LOS para pregar sustos nos amigos. Mas eu vou acabar com essas brincadeiras de fantasmas AMARELOS (fantasmagórico)
      Mandou chamar o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA.
      - Pronto Majestade! As ordens!
      O rei disse:
      - Chefe dos guardas, alguma coisa está errada no castelo AMARELO (melodioso) envolto de jardins com cravos A-MA-RE-LOS. Esta noite minha filha foi dormir e tirou o seu vestido AMARELO (alegria) e o seu sapato AMARELO (desgosto) vestiu o seu pijama AMARELO (sussurro) e deitou na sua cama de lençóis AMARELOS, com travesseiro AMARELO e cobertor AMARELO, e dormiu quando de repente ouviu um barulho no corredor e acordou. Pois bem, na porta do quarto minha filha viu um fantasma AMARELO (fantasmagórico)
       - Já sei disse o chefe dos guardas que vestia uma linda farda AMARELA. É o Sebastião, o copeiro. Certamente é brincadeira do Sebastião. Toda a noite ele faz isso e sai pelos corredores do castelo AMARELO (melodioso), que tem em volta jardins cheios de cravos A-MA-RE-LOS a dar sustos em todo o mundo.
       - Então, você tem que dar um jeito nisso!
      - Deixe comigo, pois eu já sei o que vou fazer.
       O chefe dos guardas de farda AMARELA, preparou uma lata de tinta bem grande. Tinta azul bem forte. E ficou escondido np alto da escada atrás da porta.
     Enquanto isso a princesinha se preparava para dormir. Tirou o vestido AMARELO (melodioso) e os sapatos AMARELOS(desgosto) vestiu o pijama ANMARELO(sussurrando) e se deitou na cama de lençois AMARELOS, morrendo de medo que o fantasma AMARELO (fantasmagórico) aparecesse.
      De repente na escada começou-se a ouvir um hhap chap... Quem seria?
      O fantasma AMARELO (fantasmagórico).
       Era o Sebastião, o copeiro peralta, que gostava de se enrolar em um lençol AMARELO e fingir que era um fantasma AMARELO (fantasmagórico). Quando o Sebastião estava bem no meio da escada, o chefe dos guardas tomou a lata de tinta azul e zás – despejou a tinta azul em cima do Fantasma que ficou...
     Que ficou...
      Neste momento as crianças poderão ficar em dúvida se dizem amarelo ou mesmo azul, mas o correto é VERDE que é a mistura de amarelo com azul.
Extraído: http://www.editorainformal.com.br/atividades/%2B32/casteloamarelo/castelo-amarelo.htm



HISTÓRIA: O MENINO QUE APRENDEU A VER
RUTH ROCHA






PROGRAMA " ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" , DA TVE (SALTO PARA O FUTURO- NAOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Acesse o site:


http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5582 


CADERNOS DE FORMAÇÃO DOS ALFABETIZADORES- LÍNGUA PORTUGUESA
Acesse o site:

http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11



CADERNO: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
 Acesse o site:

 http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf

 

Para Refletir:
AO PROPOR ATIVIDADES OS PROFESSORES DEVEM:

INTRODUZIR uma nova capacidade/habilidade, levando os alunos a se familiarizarem com conteúdos e conhecimentos. Esta introdução não significa somente um primeiro contato com o conceito apresentado, mas também a primeira experiência escolar planejada por ele, para sua turma poder trabalhar sistematicamente com tal capacidade.

APROFUNDAR na aplicação de um conhecimento que já foi ensinado.SIGNIFICA ORGANIZAR E PLANEJAR DIVERSAS ATIVIDADES QUE ENFOQUEM O CONTEÚDO TRABALHADO E JÁ GARANTIDO NA SALA DE AULA. Este aprofundamento deve ser utilizado como recurso de sistematização do trabalho desenvolvido na rotina escolar e favorecer a aprendizagem dos alunos.

CONSOLIDAR, significa sedimentar, tornar claro e evidente os avanços que ocorreram na progressão da aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. Estes conhecimentos devem ser os principais objetos de reflexão.





Poema letramento em slide:

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