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Considerando os 10 principios didáticos apresentados, como você avalia a sua prática? Faça seu comentário.



(1) ensino reflexivo – as professoras estimulavam as crianças a refletir sobre os conhecimentos, evitando situações em que estes eram simplesmente transmitidos por elas;
(2) ensino centrado na problematização – as professoras planejavam atividades em que as crianças eram desafiadas a resolver problemas diversos; havia desafios que motivavam as crianças a querer aprender;
(3) ensino centrado na interação em pares – as professoras priorizavam situações em que a aprendizagem se dava por meio da interação em grandes grupos, em pequenos grupos, em duplas; as atividades individuais sempre culminavam em momentos de socialização e discussão;
(4) ensino centrado na explicitação verbal – as crianças eram estimuladas a falar sobre o que pensavam, a responder perguntas; elas não tinham medo de errar porque sabiam que podiam dizer o que pensavam sem passar por constrangimentos; entendiam que todos estavam aprendendo;
(5) favorecimento da argumentação – as crianças eram estimuladas a expor e justificar suas opiniões; os diferentes pontos de vista na sala de aula eram confrontados; as professoras valorizavam as posturas de respeito, mas com explicitação das diferentes possibilidades de pensar sobre os conhecimentos;
(6) sistematização dos saberes – as professoras realizavam atividades de sistematização dos conhecimentos ensinados; havia momentos de sínteses em relação aos conhecimentos acumulados, seja por meio de exposições breves, seja por meio de registro coletivo das aprendizagens realizadas;
(7) valorização dos conhecimentos dos alunos – as docentes frequentemente realizavam atividades para saber o que as crianças pensavam sobre os conteúdos que estavam sendo ensinados; utilizavam tais conhecimentos para planejar as atividades e como ponto de partida nos momentos de resolução de problemas; as professoras estimulavam as crianças a expor seus conhecimentos, valorizando o que elas diziam; investiam também no aumento da autoestima das crianças;
(8) incentivo à participação dos alunos – as professoras se dirigiam às crianças quando percebiam que elas estavam apáticas, sobretudo as crianças mais tímidas ou que não tinham iniciativa de participação nas atividades;
(9) diversificação de estratégias didáticas – as professoras realizavam vários tipos de atividades para contemplar um determinado conteúdo; elas diversificavam tanto os recursos didáticos quanto as atividades;
(10) ensino centrado na progressão – as docentes contemplavam um mesmo conteúdo em aulas diferentes, aumentando o grau de dificuldade.

      A partir da leitura do texto "AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" U1A1, e das experiências vivênciadas por cada um dos professores alfabetizadores, respondam as questões abaixo:

(Resposta em grupos conforme o ano que trabalham)

Resposta dos professores que atuam no 1º ano: ( Neura, Dinjá, Jussara,Lurdinha, Salete, Itamaris e Mirtes):

1- O que avaliar?
R:  A evolução da leitura e escrita, organização do caderno, responsabilidade.
2- Como avaliar?
R: Através das atividades realizadas ditadas, diagnósticas e leitura...
3- Para que avaliar?
R: Para saber se os alunos estão alcançando nossos objetivos.


Resposta dos professores que atuam no 2º ano: ( Diane, Sonia, Miriam, Neusa)

1- O que avaliar?
R:  O desenvolvimento da escrita e da leitura.
2- Como avaliar?
R: Participação, interesse, respostas que os alunos nos dão, a capacidade de juntar as letras e o valor sonoro.
3- Para que avaliar?
R: Diagnosticar o nível em que o aluno se encontra, as dificuldades que ele tem, e as intervenções que devemos fazer para sanar estas dificuldades.


Resposta dos professores que atuam no 3º ano: ( Elaine, Delci, Thaise, Terezinha, Rosane, Janaina, Júlia, Cleci)

1- O que avaliar?
R:  Avaliar no processo como um todo e de forma contínua.
2- Como avaliar?
R: Através de apresentações de trabalhos, avaliações diagnósticas, produções orais e escritas, organização do aluno, responsabilidade, respeito as individualidades, participação, iniciativa.
3- Para que avaliar?
R: Nos auxiliar como agir com o aluno se podemos avançar ou retomar determinado conteúdo e qual e o aluno que precisa mais mediação.

4º ENCONTRO - 30/04/2013
UNIDADE 1

      A proposta curricular de Santa Catarina contempla o trabalho pedagógico com as dimensões estudadas no PNAIC? Após a análise do documento e os textos estudados sobre currículo, o que podemos salientar no que se refere a leitura e escrita no processo de alfabetização?

RESPOSTA DOS CURSISTAS:
      A proposta de SC está muito bem elaborada, desde a introdução, a fundamentação teórica abordando alfabetização e letramento numa perspectiva sociointeracionista. Contempla os eixos de Língua Portuguesa: Leitura, linguagem oral, Produção escrita e análise linguistica, e as dimensões de cada um dos eixos.
     O currículo destaca as experiências e os conhecimentos escolares, desde a parte explícita até a implícita para aquisição de conhecimentos relevantes.

UNIDADE 2 - ATIVIDADE 1

Tarefa de casa:
1- Relatório do encontro, entregar no próximo encontro.
2- Leitura  prévia do texto sobre as rotinas de alfabetização.
Acessar o site: http://pacto.mec.gov.br/
As orientações serão enviadas por e-mail também terá as informações no blog da turma, onde poderão fazer os seus comentários sobre o texto lido.
3- Selecionar um livro do PNLD obras complementares e trazer para o encontro ( livros de literatura ou outros...) – material para planejamento;
4- Trazer sugestões de planejamentos e atividades realizadas com os alunos que contemplem os eixos de Língua Portuguesa e outros componentes curriculares. Planejamentos trabalhados com os alunos com gêneros textuais. (opcional)
·         Relatar oralmente;
·         Apresentar em slides;
·         Trazer em cartazes, ...
·         Fotos;
·         Trazer atividades realizadas pelos alunos (produções)
·         E outros...