A partir da leitura do texto "AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO" U1A1, e das experiências vivênciadas por cada um dos professores alfabetizadores, respondam as questões abaixo:
(Resposta em grupos conforme o ano que trabalham)
Resposta dos professores que atuam no 1º ano: ( Neura, Dinjá, Jussara,Lurdinha, Salete, Itamaris e Mirtes):
1- O que avaliar?
R: A evolução da leitura e escrita, organização do caderno, responsabilidade.
2- Como avaliar?
R: Através das atividades realizadas ditadas, diagnósticas e leitura...
3- Para que avaliar?
R: Para saber se os alunos estão alcançando nossos objetivos.
Resposta dos professores que atuam no 2º ano: ( Diane, Sonia, Miriam, Neusa)
1- O que avaliar?
R: O desenvolvimento da escrita e da leitura.
2- Como avaliar?
R: Participação, interesse, respostas que os alunos nos dão, a capacidade de juntar as letras e o valor sonoro.
3- Para que avaliar?
R: Diagnosticar o nível em que o aluno se encontra, as dificuldades que ele tem, e as intervenções que devemos fazer para sanar estas dificuldades.
Resposta dos professores que atuam no 3º ano: ( Elaine, Delci, Thaise, Terezinha, Rosane, Janaina, Júlia, Cleci)
1- O que avaliar?
R: Avaliar no processo como um todo e de forma contínua.
2- Como avaliar?
R: Através de apresentações de trabalhos, avaliações diagnósticas, produções orais e escritas, organização do aluno, responsabilidade, respeito as individualidades, participação, iniciativa.
3- Para que avaliar?
R: Nos auxiliar como agir com o aluno se podemos avançar ou retomar determinado conteúdo e qual e o aluno que precisa mais mediação.
4º ENCONTRO - 30/04/2013
UNIDADE 1
A proposta curricular de Santa Catarina contempla o trabalho pedagógico com as dimensões estudadas no PNAIC? Após a análise do documento e os textos estudados sobre currículo, o que podemos salientar no que se refere a leitura e escrita no processo de alfabetização?
RESPOSTA DOS CURSISTAS:
A proposta de SC está muito bem elaborada, desde a introdução, a fundamentação teórica abordando alfabetização e letramento numa perspectiva sociointeracionista. Contempla os eixos de Língua Portuguesa: Leitura, linguagem oral, Produção escrita e análise linguistica, e as dimensões de cada um dos eixos.
O currículo destaca as experiências e os conhecimentos escolares, desde a parte explícita até a implícita para aquisição de conhecimentos relevantes.