twitter
rss

PROGRAMA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC
Município: Concórdia                 Rede Estadual
Orientador de estudos:  Solange L. De Carli Lodea
Turma/ano: 1º,2º e 3º ano
2º encontro: 26/03

Professora:_______________________________________________
Escola:___________________________________________________
Ano que atua:_____________________________________________

ATIVIDADE À DISTÂNCIA:

Observe seus alunos no processo de alfabetização e letramento, registre levando em conta as seguintes questões:
- Quem são os alunos a alfabetizar?
- O que sabem sobre a língua escrita?
- O que fazem com a língua escrita?
- Que valor atribuem a ela?

Entregar até o dia 05 de abril. Pode ser entregue por e-mail e/ou em mãos para a orientadora  de estudos.
Faça um comentário sucinto no blog.

3 comentários:

  1. Ao observar meus alunos percebo que são crianças de 8 e 9 anos e chegam à escola com muita curiosidade e vontade de aprender,porém muitas vezes esse interesse se perde em meio à brincadeiras que fazem parte de seu mundo.Estas crianças conseguem ler, escrever e interpretar, conseguem fazer uma leitura de seu meio e demonstram ter opiniões próprias . Compreendem que a escrita tem uma função social, que através dela podemos nos comunicar e transmitir nosso conhecimento para outras pessoas e para as futuras gerações.
    Por outro lado tenho alunos desmotivados, retraídos, que necessitam de acompanhamento individual. Estes apresentam muita dificuldade na leitura e escrita. Alguns não conseguem decodificar palavras e consequentemente não escrevem, só copiam.
    Percebo que falta o acompanhamento e apoio da família, que transferiu para a escola, o dever de ensinar e educar.

    DEpoimento da Professora Cleci- 3º ano

  1. • Os alunos de hoje não são mais como os alunos de antigamente, ou seja, não são mais os alunos para as quais nosso sistema educacional foi projetado para ensinar.
    Está nova geração está acostumada a dividir sua atenção entre diferentes tarefas ao mesmo tempo, utilizando diferentes tipos de tecnologias e inseridos em diferentes contextos;
    O conteúdo acessado e produzido pelos pequenos nativos digitais não se limita apenas a textos, abrange também imagens, sons, vídeos e multimídias.

    - O que fazem com a língua escrita?
    • Registrar a língua falada.

    - O que sabem sobre a língua escrita?

    • O aluno chega à escola sabendo (parcialmente) a gramática adquirida em Casa.

    - Que valor atribuem a ela?

    Com o desenvolvimento agrícola e o nascimento do comércio a escrita passa a se tornar uma prática indispensável, pois, as pessoas passam a ter necessidade de anotar e arquivar informações
    Tornando a escrita muito importante para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural a leitura, por sua vez, passa a ser também uma prática indispensável. Assim, língua escrita e língua falada passam a estar interligadas.

    Elaine Redin

  1. Tenho alunos de 7 a 8 anos de idade, uma turma com 27 alunos de nível socio-econômico médio.
    São alunos que chegam com uma grande bagagem de conhecimentos sobre a lingugem escrita.Produzem textos tanto no coletivo como no individual, orientados pela professora.

    Delci - 3º ano

Postar um comentário