PARA SABER MAIS...
O que é
projeto didático?
Projeto
didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que
envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma
exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo
às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a
garotada corresponsável pela própria aprendizagem.
Os projetos
estão mais populares do que nunca. Redes de todo o país incentivam o trabalho
com essa modalidade e algumas escolas preveem no currículo os que serão
realizados durante o ano. Boa notícia. Afinal, em muitos casos, eles ajudam a
ensinar mais e melhor. Porém falta informação sobre o tema. Só neste ano, NOVA
ESCOLA recebeu 166 e-mails com dúvidas. Compiladas em 14 questões, elas são
respondidas nesta reportagem para ajudar você a dominar essa ferramenta.
Quais as características
de uma boa proposta?
Os projetos podem ser
planejados e organizados de inúmeras formas, porém algumas ações são
fundamentais:
1. Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
2. Objetivos: escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem
3. Conteúdos: ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho.
4. Tempo estimado: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
5. Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta.
6. Apresentação da proposta: deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
7. Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
8. Encaminhamentos: antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
9. Agrupamentos: prever quais momentos serão em grupo, em duplas e individuais.
10. Versões provisórias: revisar o que a garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
11. Produto final: escolher um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
12. Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.
1. Tema: delimitar e conhecer bem o assunto que será estudado e pesquisá-lo previamente.
2. Objetivos: escolher uma meta de aprendizagem principal e outras secundárias que atendam às necessidades de aprendizagem
3. Conteúdos: ter clareza do que as crianças conhecem e desconhecem sobre o tema e o conteúdo do trabalho.
4. Tempo estimado: construir um cronograma com prazos para cada atividade, delimitando a duração total do trabalho.
5. Material necessário: selecionar previamente os recursos e materiais que serão usados, como sites e livros de consulta.
6. Apresentação da proposta: deixar claro para a sala os objetivos sociais do trabalho e quais os próximos passos.
7. Planejamento das etapas: relacionar uma etapa à outra, em uma complexidade crescente.
8. Encaminhamentos: antecipar quais serão as perguntas que você fará para encaminhar a atividade.
9. Agrupamentos: prever quais momentos serão em grupo, em duplas e individuais.
10. Versões provisórias: revisar o que a garotada fez e pedir novas versões do trabalho.
11. Produto final: escolher um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
12. Avaliação: prever os critérios de avaliação e registrar a participação de cada um ao longo do trabalho.
Autora: Heloísa
Amaral
Mestre em educação e pesquisadora do Cenpec
Mestre em educação e pesquisadora do Cenpec
O que são sequências didáticas?
As sequências didáticas são um
conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo,
etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer
alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de
aprendizagem e de avaliação.
São
exemplos de sequências didáticas para o ensino de Língua Portuguesa as oficinas
dos fascículos distribuídos nas três edições do Prêmio Escrevendo o Futuro. Nas
edições 2004 e 2006, são: Pontos de vista, Poetas da escola e Se bem me lembro... Essas sequências orientam o
professor para o trabalho com os seguintes gêneros de texto: artigo de opinião,
poesia e memória.
As sequências didáticas são usadas somente para o
ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em
qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o
trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que
os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o
professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
Por que usar sequências didáticas ao ensinar Língua
Portuguesa?
Para ensinar os alunos a dominar
um gênero de texto de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência
didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a
explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características
próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção
escrita final.
Outra vantagem desse tipo de
trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são
trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.
O que é preciso para realizar sequências didáticas
para os diferentes gêneros textuais?
É preciso ter alguns
conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de
aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que a
sequência didática seja organizada de tal maneira que não fique nem muito
fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito
difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as
atividades.
Outra necessidade desse tipo de
trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos
possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros.
Quais as etapas de realização e aplicação de uma
sequência didática de gêneros textuais?
Para
organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, sugerimos a
seguinte sequência didática:
1. Apresentação da proposta
2. Partir do conhecimento prévio dos
alunos
3. Contato inicial com o gênero
textual em estudo
4. Produção do texto inicial
5. Ampliação do repertório sobre o
gênero em estudo, por meio de leituras e análise de textos do gênero
6. Organização e sistematização do
conhecimento sobre o gênero: estudo detalhado de sua situação de produção e
circulação; estudo de elementos próprios da composição do gênero e de
características da linguagem nele utilizada.
7. Produção coletiva
8. Produção individual
9. Revisão e reescrita